O título definitivo dos lotes urbanos é um sonho concretizado para 194 famílias que moram nos bairros Senador Hélio Campos, Santa Luzia, Cidade Satélite, Pintolândia, Sílvio Botelho, Liberdade e Pricumã. Na tarde desta terça-feira, dia 20, na Casa do Cidadão, o governador Antonio Denarium entregou em mãos os documentos aos pais e mães de família que há décadas não tinham a segurança jurídica do título definitivo.

 

“O governo do Estado está trabalhando fortemente para dar segurança jurídica para todos os proprietários de imóveis. Hoje entregamos 194 títulos definitivos urbanos de diversos bairros da nossa capital. É o Governo de Roraima trabalhando com toda a nossa equipe do Iteraima para garantir a melhoria da qualidade de vida da nossa população, levando segurança jurídica para o nosso povo”, declarou Denarium.

 

Domingos Castro de Moura, morador do bairro Senador Hélio Campos, falou da emoção de receber o título definitivo depois de uma longa espera. “Hoje, receber esse título definitivo é motivo de muita comemoração, alegria e muita gratidão ao Governo do Estado, e em especial à toda a equipe do Iteraima”, disse.

 

Outro morador beneficiado com o título definitivo foi o senhor Luiz Mendes da Silva Filho, 72 anos, morador do Conjunto Cidadão, bairro Senador Hélio Campos, que esperava pelo documento há nove anos. “Desde 2011 eu estou lutando para receber esse título. Eu agradeço ao governador Antonio Denarium por ter preparado a equipe dele para entregar o nosso direito adquirido”.

 

O presidente do Iteraima (Instituto de Terras e Colonização de Roraima), Márcio Grangeiro explicou os benefícios do título definitivo para o morador. “É o Governo do Estado dando autonomia para essas pessoas para que eles exerçam de fato a cidadania e tenham a propriedade plena do seu imóvel. Após o registro do título no cartório de registro de imóveis, ele pode fazer o que bem entender deste imóvel, investir, financiar, ampliar, melhorar, explorar da melhor forma possível”, disse.

 

Os bairros Senador Hélio Campos, Santa Luzia, Sílvio Botelho e Pintolândia são atendidos pelo Iteraima desde 2001, por meio da Lei Nº 290/01. Em 2016, foi aprovada a Lei Nº 1063 que autorizou o Governo a regularizar lotes urbanos nos bairros Liberdade, São Bento, Bela Vista, Pricumã, Operário, Cidade Satélite, Bairro dos Estados e Sílvio Leite, além das áreas de interesse social Pedra Pintada e Nova Esperança, na capital Boa Vista. O Governo também vem realizando ações de regularização fundiária de lotes urbanos em Rorainópolis e Cantá.

 

CASA DO CIDADÃO - Em setembro do ano passado, o Iteraima instalou uma unidade do Instituto na Casa do Cidadão, para facilitar o acesso da população da zona oeste a serviços de regularização fundiária.

 

Na unidade são oferecidos os mesmos serviços da sede do Instituto, como abertura de processos, recebimento de documentos para saneamento de pendências, vistorias, notificação, entre outros. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 7h30 as 13h30.