Homenagens, entrega de viaturas e títulos definitivos marcam as comemorações de 28 anos de criação do Iteraima

 

Em comemoração aos 28 anos de criação do Iteraima (Instituto de Terras e Colonização de Roraima) o Governo de Roraima entregou nesta segunda-feira, dia 28, cinco viaturas, 20 títulos definitivos (urbanos e rurais) e homenageou servidores e personalidades que contribuíram para a evolução da regularização fundiária no Estado.

 

O evento ocorreu no Palácio da Cultura Nenê Macaggi, seguindo as normas de segurança, como o uso obrigatório de máscara e álcool higienizador.

 

As cinco viaturas entregues fazem parte do Acordo de Cooperação Técnica entre o Instituto, Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e Seapa (Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

 

Além disso, o governador Antonio Denarium, juntamente com o primeiro presidente do Iteraima, Álvaro Calegari e mais cinco servidores foram homenageados durante a cerimônia.

 

“Quero parabenizar toda equipe que tem trabalhado para fazer a regularização fundiária, urbana, do Distrito Industrial e também nas áreas rurais. Assim, na minha gestão, estamos levando segurança jurídica para todos os empreendedores do Estado. Agradeço a todos os servidores pela dedicação, porque juntos ao Governo vamos transformar Roraima no Estado melhor para todos”, destacou o governador Antonio Denarium.

 

Em breve discurso, o atual presidente da Iteraima, Marcio Grangeiro falou sobre a importância do Instituto no gerenciamento do patrimônio territorial do Estado e lembrou ainda sobre o processo evolutivo do Instituto nos últimos anos.

 

“Um dia de muita alegria, onde comemoramos 28 anos de existência a serviço da população de Roraima. Nos últimos dois anos temos trabalhado muito para tornar mais eficiente as ações do Iteraima, com a regularização rural e urbana. Estamos em campo trabalhando para que possamos levar dignidade aos requerentes, e através disso, o acessar outras políticas públicas, esse é o papel do Iteraima, promover o exercício da cidadania para essas pessoas”, pontuou.

 

Muito emocionada pela conquista do título definido, a moradora de Normandia, região da Serra da Lua, Maria das Dores Pereira, falou sobre o quanto o documento significa para sua família.

 

"É com muita gratidão e muita alegria que estamos aqui realizando um sonho, um sonho distante. Vimos o empenho do governador [Antonio Denarium] em levar o desenvolvimento para as pessoas que mais precisam no interior. Agora temos a nossa segurança jurídica e podemos produzir, o sonho não é só meu, mas de toda Família Pereira que mora na região há mais de 100 anos. O nosso sentimento é de gratidão ao Governo competente que vem resgatando o Estado em todos os sentidos", ressaltou.

 

 

 Acordo de Cooperação Técnica

 

Na solenidade foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica jurídico e administrativo entre as instituições estaduais, Iteraima, Seapa e Femarh visando a formulação e implementação de medidas conjuntas voltadas ao aperfeiçoamento e facilitação da regularização fundiária ambiental urbana e rural do Estado de Roraima.

 

O acordo permite a utilização de mecanismo legal e eficaz para a titulação de terras, licenças ambientais e promover a implementação de projetos de assentamento e regularização das áreas pertencentes ao Estado.

 

 

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Wesley Oliveira

FOTOGRAFIA: Fernando Oliveira